Tel: (11) 4122-3733
rkdiagnostico@rkdiagnostico.com.br

Diabetes Mellitus

Os alimentos consumidos são convertidos no nosso organismo em açúcares, fonte de energia para o corpo. Esses açucares são transportados no sangue como glicose. Um hormônio chamado insulina, produzido pelas células B do pâncreas é fundamental para que essa energia chegue até os tecidos e órgãos.

A diminuição na produção de insulina pelo pâncreas ou fatores que dificultam a ação desse hormônio no organismo pode levar ao Diabetes Mellitus (DM). Essa doença acomete tanto humanos como cães e gatos. É caracterizada por aumento da glicose no sangue (hiperglicemia) e glicosúria (presença de glicose na urina) persistentes.

... Leia mais...

Síndrome Cardio Renal (SCR)

Hoje falaremos sobre a “Síndrome Cardio Renal (SCR) ” que é a coexistência de duas doenças: Insuficiência Cardíaca (IC) e Insuficiência Renal Crônica (IRC). Ela está associada a um aumento significativo da morbidade e do risco de mortalidade em seres humanos e também nos animais.

A IC é uma doença  crônica e de evolução progressiva, que pode causar disfunção em vários órgãos, especialmente nos rins. É um problema que acomete principalmente os cães maduros ou idosos de pequeno porte. Ela pode ocorrer  por conta de uma falha no fechamento ou abertura  das válvulas do coração. A causa dessa falha pode variar bastante: pode ser um problema genético, uma doença degenerativa ou até mesmo uma infecção.

... Leia mais...

Obesidade

Qual é o peso ideal para o meu pet? Será que “ uns quilinhos a mais” fazem diferença para a sua saúde? Qual é o problema em ele estar mais “gordinho”? É necessário ofertar petiscos todos os dias como agrado, já que não tenho muito tempo disponível para ficar com o meu melhor amigo? Será que aquele pedacinho de pão é realmente um vilão? Porque ele está engordando se ele come à vontade, mas só ração light?

... Leia mais...