Tel: (11) 4122-3733
rkdiagnostico@rkdiagnostico.com.br

Radiologia Veterinária

A radiologia é um método de diagnóstico por imagem amplamente utilizado pelos clínicos veterinários, muitas vezes como primeiro recurso na tentativa de solucionar uma patologia apresentada pelo paciente.

As principais indicações para o exame radiográfico estão relacionadas ao sistema esquelético como fraturas, displasia coxofemoral e hérnia de disco.
Também é de grande importância para detectar alterações no trato respiratório superior e inferior, favorecendo a pesquisa de metástase pulmonar, controle de efusão pleural e edema pulmonar. Avalia alterações cardíacas, como cardiomegalia, alterações no trato gastro-intestinal como processos obstrutivos e alterações no trato urinário, como litíases vesicais.

O diagnóstico gestacional pode ser realizado pelo exame radiográfico,  sendo o método ideal para  a contagem precisa de fetos após 48 dias de gestação, permitindo também observar anormalidades como maceração e mumificação fetal.

O acompanhamento da evolução e a remissão de muitas doenças também pode ser realizada por este método.

O avanço tecnológico introduziu equipamentos mais modernos como o Raio X Digital que apresenta uma maior qualidade da imagem, eficácia no auxílio diagnóstico, podendo ser aprimorada por novas técnicas de pós-processamento. Permite ainda o arquivamento de exames, sem perdas, possibilitando o estudo comparativo entre exames anteriores e atuais, auxiliando o médico veterinário, na definição e no acompanhamento de quadros clínicos, tratamentos e decisões cirúrgicas.

Um Comentário

  1. 9 de abril de 2016 as 10:06

    Segundo o Colegio Brasileiro de Radiologia Veterinaria , o diagnostico de displasia conclusivo so pode ser obtido apos 24 meses de vida do animal, devido ao final do crescimento do cachorro. Exames realizados em animais mais jovens deverao por tanto ser repetidos para que se obtenha um laudo definitivo.

Deixe um Comentário