Tel: (11) 4122-3733
rkdiagnostico@rkdiagnostico.com.br

Ecodopplercardiograma

Antes de agendar seu horário, certifique-se qual desses dois exames foi solicitado pelo seu veterinário – Ecodopplercardiograma ou Eletrocardiograma.

O ultrassom convencional (bidimensional) é o método diagnóstico por imagem utilizado para avaliar a anatomia e a morfologia dos órgãos. O ultrassom Doppler complementa estas informações, determinando a presença, direção, a velocidade do fluxo sanguíneo e a perfusão dos órgãos.

Como a maioria das doenças cardíacas afeta a direção e a velocidade de fluxo sanguíneo, a ecocardiografia Doppler é utilizada para avaliar estas características no coração e grandes vasos, diferenciando os fluxos sanguíneos normais dos regurgitantes (insuficiência de valvas) e turbulentas (estenoses de valvas ou shunts – comunicações anormais de câmaras cardíacas ou de vasos).

Além de detectar a presença de um fluxo sanguíneo turbulento, a ecocardiografia Doppler permite mensurar a velocidade deste fluxo e o gradiente de pressão através destas estenoses, shunts ou insuficiências, bem com avaliar outros parâmetros da função cardíaca, como os índices de função sistólica e diastólica, volume sistólico e débito cardíaco.

Portanto, a ecocardiografia Doppler é um exame complementar muito importante no diagnóstico das cardiopatias adquiridas, como a endocardiose valvar, mitral, tão frequente em nosso meio, bem como das cardiopatias congênitas, como a persistência do ducto arterioso, estenoses valvares pulmonar ou aórtica, comunicações interatriais ou interventriculares e tetralogia de Fallot.